domingo, 8 de maio de 2011

O primeiro «barrete»

Quando recebi o estudo da «Cubical Quad» dei disso conhecimento a alguns radioamadores que constituíam o qso habitual dos 80 metros. Todos se congratularam pelo sucedido e grande parte deles me pediram para lhes enviar, ou entregar pessoalmente, cópias desse estudo, a que se seguiram algumas visitas a minha casa, para apreciarem o aparato da antena no cimo do telhado e verificarem o seu comportamento. É claro que tudo isto me havia de envolver na construção de outra, tendo, depois, conseguido que um colega de Vila do Conde se encarregasse de satisfazer os pedidos que de todos os lados começaram a surgir.
Mas voltemos ao tema: Aquando do QSO referido logo surgiu o CT1LD que, muito convicente, me disse ter na sua posse um esquema que duplicaria a eficácia da antena, como tinha comprovado em outras ocasiões e que a estava a usar na antena que utilizava para fazer DX. Logo surgiram outros colegas que corroboraram as afirmações do CT1LD, alguns dos quais afirmavam estar a utilizar o dito aparelho, fruto do esquema cedido por aquele colega, e a que davam o nome de «propagaciómetro».
Depois de todas as provas e da sua dissertação tão convincente, não resisti à tentação de lhe pedir que me enviasse o dito esquema para melhorar o meu sistema irradiante.
No dia seguinte, pelo correio, recebi um «gordo» envelope, que numa folha A4 descrevia o dito cujo. Nada menos nada mais que o desenho da quadrangular cúbica no cimo do telhado e um indivíduo, cá de baixo, com um fole, soprava para a antena. Tudo descrito ao pormenor, aconselhando-me a divulgar o dito aparelho, especialmente aos colegas americanos, a quem eu dispensava a maior parte do meu tempo de rádio em detrimento dos colegas portugueses.
Admirei a paciência do colega CT1LD e achei tal piada ao «barrete» que ainda hoje conservo a folha com o «esquema».
Nota: Foi a defesa que fiz deste prestável radioamador e a sua pronta disponibilidade para ajudar todos os radioamadores a passarem os equipamentos que mandavam vir dos Estados Unidos sem intervenção da Alfândega servindo-se naturalmente da sua profissão para o fazer, que me levou a presidente da Rede dos Emissores Portugueses, num  primeiro mandato, visto que, no segundo, competi com o meu homónimo Nelson Soromenho, tendo sido eleito por voto directo e secreto, realizado na Casa do Minho.
O que na altura disse e repito é que nos competia analisar o radioamador e não o sub-director da polícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário