domingo, 15 de maio de 2011

Como «nasceu» a ARAS, com sede na Amadora

A ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DA AMADORA-SINTRA
É o resultado de algumas reuniões de radioamadores daqueles dois concelhos, desde 1976, e que, inicialmente, se propunham alterar os Estatutos da Rede dos Emissores Portugueses de molde a possibilitar a sua descentralização.
As primeiras reuniões realizaram-se em alguns cafés da Amadora tendo sido estabelecido, por iniciativa de CT1DW, então professor do Liceu daquela cidade, que a próxima reunião seria realizada no anfiteatro daquele estabelecimento escolar e para a qual seriam convocados o maior número de radioamadores dos dois concelhos.
Assim, em 1978, realiza-se esta reunião da qual saíram algumas indicações para um primeiro contacto com a REP. Os colegas encarregados desse contacto não foram bem sucedidos. Face a esta situação havia necessidade de repensar o caminho delineado e tentar encontrar outras soluções. Entretanto, por motivos profissionais, alguns dos principais entusiastas têm de se deslocar para o estrangeiro onde permanecem tempo mais ou menos longo, conforme os casos, levando a uma paragem prolongada.
Os lamentáveis acontecimentos do sismo dos Açores, primeiro, e depois as cheias que afectaram os concelhos de Amadora e Sintra, voltam a juntar alguns radioamadores, desta feita no sala de sessões da Junta de Freguesia da Venteira, cujos elementos, para além do presidente, nos deram o maior apoio.
Aqui, já com um número elevado de presenças, ficou eleita a comissão que iria encarregar-se de subscrever a escritura de constituição de uma associação, para a qual já havia nome e Estatutos, o que viria a ter lugar em 12 de Novembro de 1981.
A 5 de Dezembro realiza-se a primeira Assembleia Geral, com a presença de 57 radioamadores dos dois concelhos.
Começa aqui a grande caminhada para uma posição de destaque, nos campos tecnológico, regulamentar e associativo.
A ARAS desenvolve grande empenho no estabelecimento dos regulamentos, intervém de forma notável no mapa de implantação dos repetidores, toma a liderança, por indicação das restantes associações na orientação dos trabalhos nas reuniões que se vêm a realizar em Leiria, Coimbra e Lisboa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário